ATA 003-2025

Federação Catarinense de Orquidofilia – FCO
Fundada em 24 de agosto de 1985.
www.fcorquidofilia.com.br – contato@fcorquidofilia.com.br

ATA 003/2025

Assembleia geral extraordinária 002/2025

Aos dezoito dias do mês de maio do ano de dois mil e vinte e cinco, reuniram-
se junto a Décima Sétima Exposição Sul Brasileira de Orquídeas e Plantas
Ornamentais. No Parque de Eventos Ademar Frederico Duwe – pavilhão A ,
rua Walter Marquardt, nº novecentos e dez, Barra do Rio Molha – Jaraguá do
Sul/SC, as nove horas e trinta minutos em segunda chamada conforme edital
de convocação, os representantes das seguintes Agremiações Filiadas à
Federação Catarinense de Orquidofilia – FCO: : ABAO – Associação Amigos
dos Orquidófilos de São João Batista, ABAPO – Associação Brusquense de
Orquidófilos e Amadores de Plantas Ornamentais, ADORI – Associação de
Orquidofilia de Itapocu, AJAO – Agremiação Joinvillense de Amadores de
Orquideas, AOT – Associação de Orquidófilos de Tijucas, ASSOC –
Associação Orquidófila de Chapecó, ASSOMA – Associação de Orquidófilos
da Baixada do Maciambú, COB – Círculo Orquidófilo de Blumenau, CORT –
Círculo Orquidófilo de Timbó e COSABES – Círculo Orquidófilo de São Bento
do Sul, em Assembleia Geral extraordinária para tratar dos seguintes assuntos:

  1. Leitura da ata da assembleia anterior; 02. Situação do registro do estatuto
    da FCO; 03. Andamento dos estudos para alteração do regimento interno; 04.
    Comemoração do dia do orquidófilo; 05. Informes das agremiações filiadas. O
    presidente da FCO, senhor Jean Kovaleski deu início elegendo presidente da
    assembleia, o senhor Sido Prust, presidente do ADORI que agradeceu a
    presença de todos. Na sequência o presidente fez a leitura da convocação para
    a mesma. Passou-se a pauta: 01. Leitura da ata da assembleia anterior. A
    primeira secretária fez a leitura das atas, das assembleias que aconteceram no
    dia dezesseis de março do ano de dois mil e vinte e cinco em Tijucas.
    Colocadas em votação as mesmas foram aprovadas por unanimidade. 02.
    Situação do registro do estatuto da FCO. A secretaria comentou que o
    estatuto está em análise com um advogado de Palhoça, fazendo os ajustes
    necessário para atender as exigências legais da lei. O presidente reforçou que
    assim vamos realmente conseguir registrar o estatuto. O presidente propôs
    alterar a ordem dos assuntos da pauta, deixando o terceiro (Andamento dos estudos
    para alteração do regimento interno) por último, foi aceito e seguiu-se a
    assembleia. 04. Comemoração ao dia do orquidófilo. O presidente falou
    que, conforme acertado na assembleia do dia dezesseis de março, a terceira
    Festa do Orquidófilo vai acontecer. Será em Chapecó na data que o grupo
    sugeriu, dia oito de junho junto a Quarta Mostra da Cattleya walkeriana. Como
    o tempo ficou apertado, os ingressos já estão sendo distribuídos e ficaram com
    o valor de R$ 65,00(sessenta e cinco) para o adulto, R$ 35,00(trinta e cinco
    para crianças de sete a doze anos, menores de cinco anos não pagam. Até o

dia cinco de junho todos deverão confirmar a presença para que o grupo
consiga fazer as compras necessárias. O senhor Heladio justificou a ausência
na festa, o COB tem compromisso com a feira da amizade nessa data. 05.
Informes das agremiações filiadas. – O senhor Oraci Grillo Reinheimer se
apresentou como presidente da AJAO e quer ser parceiro da orquidofilia, estão
trabalhando muito para a Octogésima Quinta Festa das Flores. Em julho vão fazer o
Festival das Flores de Inverno do dia dezenove de julho ao dia dois de agosto. Em
março fizeram o Festival das Flores de Outono e também vai acontecer o Festival das
Flores da Primavera. Junto a Festa das Flores vai acontecer o salão de estudos,
dando importância para a Cattleya purpurata. – A senhora Eleni dos Santos Ramos
convidou para a exposição do COSABES que vai acontecer no final do mês agosto,
dias vinte e nove, trinta e trinta e um. – O senhor Heladio Francisco de Souza convidou
para a exposição do COB nos dias quatro, cinco, seis e sete de setembro. – O senhor
Oraci comentou que o pessoal da ORQUIFEST estava tentando entrar na Festa das
Flores, os mesmos não foram aceitos. – O senhor Heladio pediu e ficou combinado
que o diretor de tecnologia Fransua Albino da Silva, vai fazer uma nota deixando claro
a quem interessar que a ORQUIFEST não faz parte da orquidofilia de Santa Catarina.
É uma organização com interesses financeiros apenas. – O senhor Fransua convidou
para a exposição da ABAO que vai acontecer em julho, nos dias vinte e cinco, vinte e
seis e vinte e sete. – O senhor João Carminatti comentou que a ABAPO iria participar
da festa em Guabiruba, mas desistiram por ser um espaço pequeno e acontece nos
mesmos dias da Festa do Orquidófilo, assim vão se organizar e um grupo vai
participar da Festa do Orquidófilo.03. Andamento dos estudos para alteração
do regimento interno. – O senhor João fez uma explanação sobre os módulos para
o julgamento, sendo eles: as orquidáceas, as suculentas, as ornamentais, as
bromelácias e os bonsai. Também fez uma breve passagem no conteúdo no conteúdo
apresentado na assembleia anterior. No julgamento das plantas nas exposições
devemos sempre mostrar porque estou eliminando a planta. Foi criado um
regulamento unificado para as exposições, o grupo gostou e aprovou. Não significa
que as agremiações precisam seguir exatamente o modelo. Agora o trabalho vai ser
passado aos presidentes em PDF que deverão ler e se precisar fazer pontuações,
devem chamar o grupo de trabalho no particular e fazer as devidas sugestões. Esse
trabalho deve ficar pronto para a assembleia do mês de julho em São João Batista. Na
sequência serão organizados grupo de afinidade com a determinada planta para
discutir e acrescentar o que precisa. O Presidente da assembleia, agradeceu o
trabalho que está sendo feito, mais uma vez agradeceu a presença de todos.
Nada mais havendo a tratar a assembleia foi encerrada e eu Claci Terezinha da
Silva lavrei a presente ata que será assinada pelo presidente da FCO e os
presentes na assembleia de aprovação da mesma. Acompanha também a lista
de presença assinada no dia dezesseis de março deste mesmo ano.
Jean Kovaleski
Presidente da Federação Catarinense de Orquidofilia